Hoje foi entregue na Assembleia da República, na pessoa do senhor Presidente, uma proposta conjunta de criação do Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-Religioso, indicando para o efeito o dia 1 de fevereiro de cada ano, início da semana em que se comemora a Harmonia Inter-religiosa.
Resultante do trabalho de colaboração entre a Comissão da Liberdade Religiosa e o Alto Comissariado para as Migrações, estas duas organizações, reconhecem a importância da promoção do diálogo inter-religioso e da liberdade religiosa na sociedade portuguesa. Esta proposta consolidou-se após um processo de consulta interna no Grupo de Trabalho do Diálogo Inter-religioso e na Sessão Plenária da Comissão, que culminou com um amplo consenso em relação à instituição de um dia dedicado à liberdade religiosa e ao diálogo inter-religioso.
Recorde-se que esta proposta conjunta foi apresentada, pela primeira vez, no II Congresso do Diálogo Inter-Religioso Cuidar do Outro, realizado no dia 3 de outubro de 2018, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
Lisboa, 15 de Abril de 2019