0123475
-Comissão da Liberdade Religiosa
-   Portal da Liberdade Religiosa
FotoEJ
Logo


Falecimento do Dr. Mário Soares, antigo Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa

A Comissão da Liberdade Religiosa deslocou-se ao Mosteiro dos Jerónimos, no dia 9 de Janeiro, onde prestou pública homenagem ao seu antigo Presidente, estando presente a maioria dos seus membros que apresentaram as suas condolências à Família.

Foto_Dr.Mário Soares

Foram recebidas nesta Comissão várias mensagens de pesar pela morte do Dr. Mário Soares, reproduzindo-se, desde já, uma, que contém testemunho e tem interesse em ser conhecida publicamente.

MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS DA COMUNIDADE BAHÁ’Í DE PORTUGAL, PELO FALECIMENTO DO DR. MÁRIO SOARES

A Comunidade Bahá’í de Portugal expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. Mário Soares.

O lugar do Dr. Mário Soares na vida política é conhecido de todos. Contudo, o seu papel na vida religiosa do nosso país merece também atenção especial. Destacamos aqui o seu papel na defesa da liberdade religiosa e o empenho com o qual promoveu o diálogo interreligioso. Portugal apresenta uma sólida tradição de diálogo entre as várias confissões religiosas (e também entre estas e o Estado), um fator que tem indubitavelmente contribuído para a cooperação e a confiança entre as diferentes comunidades religiosas no nosso país. Este padrão – que não é fácil de conseguir, como tantos países, mesmo na Europa, infelizmente comprovam – deve muito ao Dr. Mário Soares, que ativamente promoveu este diálogo, inclusive enquanto Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa.

O Dr. Mário Soares desempenhou também um papel importante na história da Comunidade Bahá’í de Portugal. Durante o período do Estado Novo, o Dr. Mário Soares foi o advogado da Comunidade Bahá’í de Portugal, defendendo o reconhecimento da Fé Bahá’í no nosso país, numa altura em que os Bahá’ís eram alvo de perseguição por parte do regime. Já no período democrático, o Dr. Mário Soares foi um acérrimo defensor da liberdade religiosa no mundo inteiro, inclusive dos Bahá’ís no Irão, onde continuam a ser alvo de perseguição religiosa, como relembraria aos estudantes da Universidade de Oxford durante uma visita a essa universidade na década de 1990.

Neste momento de pesar, a Comunidade Bahá’í de Portugal apresenta as suas sentidas condolências aos filhos e restante família do Dr. Mário Soares, assinalando o seu profundo reconhecimento e gratidão pelo seu empenho na defesa da Comunidade Bahá’í e da liberdade religiosa.

Última Modificação: 13/01/2017 04:07



imgAcessibilidade

© SGMJ-Comissão da Liberdade Religiosa/ 2008- - Todos os direitos reservados